quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A importância da tecnologia para alunos com deficiência


A tecnologia é um recurso presente no dia-a-dia das pessoas e a cada momento passa por uma constante evolução e a educação também passa por esse processo de transformação, não a passos largos como a tecnologia, mas em uma velocidade consideravelmente rápida.
A utilização dos recursos tecnológicos está cada vez mais presente em todos os setores da sociedade, inclusive na educação. Por esse motivo, não conseguimos mais afastá-la da nossa vida. O acesso à informação é um fato consumado e a cada dia as políticas educacionais nos mostram, através dos investimentos feitos nesta área, que é um caminho sem volta.
As crianças e jovens encontram-se envolvidos pelas inovações; apesar disso, a prática pedagógica nas escolas ainda é muito tradicional e a escola não está preparada para lidar com essa nova realidade. Alguns professores encontram dificuldades para monitorar equipamentos tecnológicos, continuam privilegiando velhas práticas e ignoram a importância desses instrumentos no contexto educacional, isto é, esquecem que é uma excelente oportunidade para uma integração entre as várias disciplinas, para estimular a oralidade e desenvolver a auto-estima e a criticidade.
A tecnologia tornou-se uma necessidade em nosso cotidiano, haja vista que sua finalidade é transformar a informação em conhecimento. Se para as pessoas ditas normais a tecnologia é muito útil e, mesmo assim, encontram alguns obstáculos na hora de controlar e utilizar esses equipamentos, que benefícios as pessoas com deficiência podem dela usufruir? E quais as dificuldades que eles encontram para utilizar os equipamentos tecnológicos? Será que a escola está trabalhando eficientemente para alcançar tais objetivos? E os profissionais docentes, estão procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer uso significativo dessa ferramenta em sala de aula? Como incluir a tecnologia no contexto educacional para as pessoas que apresentam deficiências? Que equipamentos ou programas tecnológicos eles utilizam?
Dessas muitas indagações surgiu a seguinte questão(e que fique para reflexão): As tecnologias estão contribuindo na inclusão dos alunos com deficiência?
A tecnologia tem muito a contribuir com os professores e alunos dentro da sala de aula, pois auxilia no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, cabe ao professor inserir os alunos nesse novo contexto, trazendo a tecnologia para o cotidiano escolar, para assim desenvolver habilidades de forma a capacitá-los a utilizar os instrumentos tecnológicos como um importante aliado.
É fundamental proporcionar condições para que eles se integrem aos novos processos tecnológicos a fim de adquirirem uma nova percepção de mundo, valores e atuação social, pois uma pessoa deficiente pode realizar atividades diversificadas, só que para isso muitas vezes necessitará de um apoio, uma ferramenta: a tecnologia.
Portanto, não importa como você faz algo ou como desenvolve certas habilidades e sim o que você faz e como supera as dificuldades.
A partir do exposto, concluímos que os recursos tecnológicos são instrumentos valiosos e facilitam a construção do conhecimento das pessoas com deficiência. Sem dúvida, oferecem inúmeras possibilidades tornando viável a atuação da pessoa com deficiência, não só na educação, mas em todos os setores da vida como ser ativo, participante e consciente de seu papel social.
(Cristiele Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário